quarta-feira, 23 de novembro de 2011

VOCÊ SE ESQUECEU DO SEU SONHO? Parte 1


  Não se iluda, Deus só coloca no muito quando somos fieis no pouco
  Gênesis 37:19,20- Aqueles rapazes disseram: “Vamos colocá-lo num tempo de adversidade para ver o que será dos seus sonhos. Vamos tirar a identidade dele (túnica) e ver o que acontece com esse sonhador e seus sonhos”.

  Você já parou de sonhar? Se você fez isso, a sua vida já acabou então. Tancredo Neves dizia que quando um homem para de sonhar ele envelhece. Sonhos. Considere o poder dos nossos sonhos. Eles estão no pico das montanhas que escalamos rumo à nossa terra prometida. Os sonhos são a chama que existe em nossa alma, e que nos dão força durante os tempos de adversidades, para lutar contra as trevas, até que eles se realizem. Os sonhos são vida que existe em nossas mentes. A vida é feita de sonhos. Tudo o que existe foi fruto de um sonho: livros, canções, empresas, igrejas, impérios. Até você mesmo nasceu fruto de um sonho que Deus colocou dentro do seu coração.

  Considere os grandes sonhadores da Bíblia. Ela está repleta de pessoas que sonhavam. Em Atos diz que os jovens sonharão. Deus deu um sonho a Daniel. Deus deu a José um sonho, e ele e Maria foram para a terra do Egito. Deus deu a Pedro um sonho com animais impuros; e o evangelho foi anunciado aos gentios. Você e eu estamos aqui porque um sonho foi dado a Pedro. João teve um sonho, e este foi descrito em Apocalipse. 

   Antes de falar sobre os seus sonhos, vamos falar sobre os sonhos de José. Os sonhos de José enfureceram seus irmãos. Sonhos divinos enfurecem as pessoas, fazem com que crentes comuns passem a te odiar. 
   “Lá vem o sonhador! Vamos jogá-lo no poço para ver o que acontece aos seus sonhos”. O primeiro sonho de José foi na terra: onze espigas de trigo se curvavam a ele. O campo representa a terra. O sonho fala sobre soberania na terra. Falava que os irmãos de José, treze anos depois, iriam para o Egito com fome no estômago para pedir comida a ele, aqueles, que o haviam rejeitado e ainda se curvariam diante dele.

  Sonhos se realizam. Pode ser que se passem treze anos, mas chegou o tempo em que os irmãos de José se curvaram perante ele. Assim como José se tornou a pessoa mais poderosa na terra, Jesus se tornará a pessoa mais poderosa quando voltar. Ele veio como o cordeiro de Deus, mas voltará como o leão da tribo de Judá!
O segundo sonho de José foi nos céus: o sol, a lua e as estrelas se curvavam perante ele. Jesus é rei nos céus; é adorado por anjos. Demônios tremem somente ao escutarem o seu nome! Ele chama as estrelas pelo nome, enquanto os homens tentam vê-las pelo telescópio! Não há limites para o que Deus pode fazer.

  José veio de uma família desestruturada. Seu avô, Abraão, tinha sido um mentiroso. Seu pai, Jacó, havia sido um enganador que roubou a bênção de seu irmão. Os irmãos de José haviam matado todos os homens de uma cidade. Um deles dormiu com a concubina de seu próprio pai! Que família!

  Como pastor, me preocupo com pessoas que tentam culpar suas famílias pela situação em que se encontram no presente. “Meu pai era traficante de drogas. Por isso, sou assim”. “Minha mãe era uma neurótica, por isso sou assim”. Você está deixando o seu passado controlar o seu presente e determinar o seu futuro. Deixe o seu passado para trás! Mas, também deixe o passado da sua família para trás!

  Quando nos colocamos diante de Deus, ele não fica perguntando sobre o nosso avô! Ele vai perguntar por você! Pare de tentar justificar os seus pecados! Confesse-os e os abandone!

  José tinha um pai passivo. Um pai passivo é algo destrutivo para uma criança. Jacó tinha enviado suas esposas para falarem com seu irmão furioso, ao invés dele mesmo ter ido falar com ele. Tem maridos que mandam a esposa atender ao telefone quando sabem que uma situação difícil os aguarda! Seu covarde! Deus odeia os covardes!

  A filha de Jacó havia sido estuprada, mas o rapaz pediu para se casar com ela, e Jacó concordou com isso. Eles tomaram juntos uma refeição de aliança, o que significava que aquelas famílias estavam juntas a partir daquele momento. Os irmãos de José circuncidaram a todos naquela comunidade e, quando eles ainda estavam se recuperando, cometeram assassinato coletivo. Mataram uma cidade inteira!

Marcua Gregório

Nenhum comentário:

Postar um comentário