sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Em qual terreno sua casa está edificada?


  Onde tenho construído a minha casa [vida]? Essa pergunta me veio em um momento de novas conquistas, tomadas de decisões e etapas a serem iniciadas - neste processo de edificação da minha vida, que coincidiram com os desabamentos de construções terrenas em Belo Horizonte / MG. Entre outubro e início de novembro deste ano, moradores dos bairros Carlos Prates, da Graça, Buritis e Sagrada Família, foram surpreendidos por desabamentos que envolveram seis imóveis e uma construção em fase de fundação. Susto este que eles não esperavam levar considerando que o terreno era seguro. As ocorrências registradas, em apenas 24 dias, revelaram o descuido das construtoras em não avaliarem se os terrenos estavam adequados. No Bairro Sagrada Família, por exemplo, o solo estava “encharcado” por várias minas d’água, que teriam provocado a queda do muro de contenção da construção pela segunda vez.

  O incrível é que na vida ocorre a mesma coisa. Construí-la requer analisar em que tipo de terreno você poderá encontrar estabilidade e segurança. A Bíblia cita dois tipos: a rocha e a areia. Mas atrevo-me a citar o solo “encharcado” para refletir se minhas escolhas não estão sendo tomadas de maneira que possam ir por “água abaixo”. Aproveite e faça o mesmo. Responda as perguntas abaixo e reflita se o terreno em que sua vida está sendo edificada não está escorregadio e instável. 

1-Tenho alicerçado meus conceitos e atitudes na Palavra de Deus? (Mateus 7.24-27)
2-O que penso a respeito da vida tem qual finalidade? (Salmos 139.24)
3-Como as pessoas devem me enxergar em família, entre amigos, no trabalho e na igreja? (2 Coríntios 3.18)
4-Em todas essas áreas minha casa está em bom ou péssimo estado? (2 Timóteo 2.15) 
5-Onde devo fazer os reparos e limpar? (1 João 1.9)
6-Onde devo destruir e construir novamente?(Eclesiastes 3.3)
7-Tenho analisado minha vida na consciência de vivê-la segundo a Bíblia? (Salmo 119.105)

  Existem outras inúmeras perguntas. Mas você vai perceber que todas irão se resumir no ensinamento de Jesus, em Mateus 7.24-27, que diz: “Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” 
Se ao responder as perguntas feitas acima você entendeu que sua casa não está sobre a rocha, há tempo de recomeçar. Se ela estiver na areia ou no solo “encharcado” dê a você mesmo a oportunidade de viver em constante crescimento. Construa uma nova história com Cristo e fundamente-a na Palavra de Deus. Aprendi que se na vida é como termina que importa, para que tudo termine bem a estrutura deve ser firme e forte, ela tem que ser Jesus. 

:: Stephanie Zanandrais

Nenhum comentário:

Postar um comentário