sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sem reservas!

  Deus é o único que nos conhece intimamente além de nós mesmos e sabe de tudo o que se passa em nosso coração. O que planejamos, sentimos e desejamos. Ele sabe tudo sem que seja necessário falarmos. Não podemos esconder de Deus nossas imperfeições nem agir como se fôssemos completamente santos. A Palavra diz que mesmo antes de nascermos Ele já nos conhecia. Aonde vamos, o que pensamos e o que buscamos Ele já sabe. Mas a questão é que, ainda assim, sendo onisciente, onipotente e onipresente, Deus quer estabelecer um relacionamento de intimidade conosco. Para isso, precisamos entrar diante dele sem reservas.

  A Bíblia conta a história de Naamã, um homem admirado e conhecido por todos, mas que em sua intimidade sabia que não era perfeito. Em 2 Reis 5.1 diz assim: “Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o SENHOR dera vitória à Síria; era ele herói da guerra, porém leproso”. Certamente na frente das pessoas o comandante estava sempre imponente, bem vestido, com uma postura admirável, mas quando entrava em seu quarto, na sua intimidade e tirava suas vestes via toda a podridão que a lepra deixava seu corpo. Ali, diante do espelho, nada poderia ser escondido. Todas as feridas que escondidas debaixo do uniforme do exército sírio enquanto estava em público, naquele momento ficavam expostas aos seus olhos. De si mesmo não havia como esconder.
  
  Como o personagem dessa história, estamos sempre preocupados em passar uma boa impressão para aqueles que estão ao nosso redor. Muitas vezes nos escondemos em vestes de orgulho ou atrás de títulos, para não nos mostrarmos falhos. Tentamos esconder nossos defeitos colocando máscaras. Simulamos santidade e vivemos de religiosidade. Existem ainda, aqueles que, além de enganarem aos outros, tentam enganar a Deus e se esquecem que diante dele caem todas as máscaras ou que Ele, como Deus, conhece todos os nossos atos e sendo Pai conhece o nosso caráter.
Assim como quando Naamã entrava em seu quarto e tirava as vestes de honra se deparava com sua triste realidade, no nosso íntimo todos nós sabemos quem somos, ainda que existam feridas que optamos por esconder dentro do coração. O que precisamos fazer é rasgar nossas vestes diante de Deus para que Ele nos mostre toda a nossa impureza. Somente quem nos conhece como a palma de suas mãos é capaz de nos tornar cientes de quem verdadeiramente somos. E só depois de adquirirmos essa consciência estaremos prontos para viver uma genuína transformação feita pelo nosso Pai. Deus não espera que sejamos perfeitos, mas não abre mão de que sejamos sinceros.

  O Senhor deseja ser nosso amigo como foi de Abraão, de Davi e outros grandes homens da Bíblia, mas para que isso aconteça devemos ser sinceros com Ele abrindo o nosso coração para deixarmos diante dele todas as nossas falhas, medos, sonhos desejos.  Em Salmos 51.17 está escrito que o Senhor não despreza um espírito quebrantado e um coração contrito. Abrir mão de toda hipocrisia, falsidade e mentira é essencial para construirmos um relacionamento verdadeiro com o Pai. Por meio dessa rendição sem reservas ao Pai Celestial chegaremos a tal comunhão com Ele que nos levará a sermos curados, restaurados e libertos de tudo o que nos prende e impede de sermos felizes. 

Sara Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário